Pesquisar este blog

A POLUIÇÃO DA ÁGUA




A água é considerada de boa qualidade, quando apresenta menos de 1000 coliformes fecais e menos de 10 micro-organismos patogênicos por litro (responsáveis por verminoses, cólera, esquitossomose, febre tifóide, hepatite, leptospirose, poliomielite). Portanto, para a água se manter potável, deve-se evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), industriais ou sedimentares provenientes de erosão.




Contudo, as cidades geram impurezas como: entulhos, resíduos e produtos tóxicos são carregados para os rios com o escoamento das chuvas. As indústrias produzem grande quantidade de resíduos em seus processos de fabricação, sendo uma parte retida em suas próprias instalações de tratamento, e a outra, despejada no ambiente. As cidades recolhem o lixo doméstico e o despeja em aterros sanitários também denominados de Lixões, que em sua maioria são, projetados incorretamente. No lixão, a lenta decomposição do lixo agregado, produz um resíduo tóxico denominado de Chorume, que com o escoamento das chuvas, acaba infiltrando no solo e contaminando os lençóis freáticos da cidade.



A poluição das águas pode ocorrer de várias maneiras, como por exemplo:

POLUIÇÃO TÉRMICA - descarga de efluentes em altas temperaturas;

POLUIÇÃO FÍSICA - descarga de material sólido tóxico em suspensão;

POLUIÇÃO BIOLÓGICA - descarga de bactérias, vírus e outros  materiais biologicamente patogênicos;

POLUIÇÃO QUÍMICA - por falta de oxigênio devido á toxidez ou eutrofização.

A poluição das águas nos países desenvolvidos é um resultado de uma sociedade consumista que está organizada para produzir e desfrutar de sua riqueza. Já nos países subdesenvolvidos, a poluição das águas é resultado da pobreza e da ausência de estrutura e educação de seus habitantes, que não tem conhecimento para exigir os seus direitos de cidadania. Esta omissão de seus direitos, leva á impunidade das indústrias, que poluem cada vez mais.



Outro problema que se verifica em relação á água potável é o seu armazenamento. 25% da água engarrafada em todo mundo é consumida fora do país de origem e 75% é consumida á escala regional. Anualmente, são utilizados mais de 1,5 milhões de toneladas de plástico para fabricar garrafas de água.





O plástico tem como matéria-prima o petróleo e o gás natural, dois recursos não renováveis e altamente tóxicos. O plástico liberta algumas toxinas e, contrariamente do que muitos pensam, a água armazenada em garrafas plásticas pode ser mais prejudicial do que a de torneira, uma vez que as garrafas armazenam água durante períodos longos e á temperaturas altas, aumentando assim os níveis tóxicos e a concentração de micro-organismos que, em pequenas quantidades, não são prejudiciais á saúde, ao contrário se verifica em concentrações significativas. O planeta está repleto de aterros sanitários e, como as garrafas de plástico se decompõe lentamente, permanecerão nos aterros por centenas de anos. Apesar do plástico ser um elemento reciclável, tanto a sua produção quanto a sua reciclagem, são poluentes, provocando assim, danos no meio ambiente e sendo preferível evitar sua utilização, salvo em situações necessárias como em regiões sem água potável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES