Pesquisar este blog

03 de Maio - DIA NACIONAL DO SOLO



Saudações Ambientais

O Papo de hoje é sobre o solo, um dos fatores naturais mais importantes para o equilíbrio de nossa biosfera. A vida no planeta surgiu inicialmente na água, todavia foi no solo que a raça humana se fixou e desevolveu-se através dos tempos. Foi no solo que o homem "encontrou seu lugar", seu lar, daí o nosso planeta se chamar "Terra", que significa "território", "país". Vivemos na "Litosfera", a camada sólida mais externa da crosta terrestre, sendo considerada a mais importante para nós seres vivos.



A Litosfera é a pele do planeta, já que reveste o suas profundezas, realizando o intercâmbio de componentes entre a atmosfera e o seu interior. O solo é um dos elementos que compõe a litosfera. É composto de fase sólida (minerais e matéria orgânica em decomposição), de fase líquida (água dos lençóis freáticos), e gasosa (o oxigênio dos poros do solo). 




Os minerais se misturam formando as "jazidas". A matéria orgânica em decomposição se dissolve á água e se acumula aos minerais. O ar fica armazenado em "buraquinhos" que chamamos de "poros do solo", que por sua vez se misturam aos lençóis freáticos, onde fica a água. São destes poros que as plantas retiram o oxigênio e a água de que tanto necessitam.




Para que haja oxigênio na atmofera, o planeta depende das plantas para realizar o processo de "fotossíntese", pois sem as mesmas, seria inviável o fornecimento de oxigênio, daí a importância das plantas para o nosso planeta.



Mas onde é que as plantas se desenvolvem? Percebeu a importância do solo para toda a biosfera? Partindo desta premissa, podemos entender como todo o conjunto dos ecossistemas que compôem o nosso planeta se completam, estão interligados como um grande "corpo vivo" de grande complexidade, ou seja, quando há um desequilíbrio de um desses ecossistemas, todos os outros sofrem consequências, como se um órgão de nosso corpo estivesse doente e todo o nosso organismo se enfraquecesse.

Um comentário:

POSTAGENS POPULARES