Pesquisar este blog

A DEGRADAÇÃO DOS SOLOS



Um dos problemas ecológicos atuais é a degradação do solo. A degradação do solo se caracteriza pela perda de sua capacidade de produção. Esta degradação pode ser originada por processos como:

Erosão: destruição física da estrutura do solo, devido ao desmatamento da mata nativa (ação do homem), inundações por lixiviação (erosão hídrica), e também pela ação dos ventos (erosão eólica);


Empobrecimento do Solo: perda da fertilização do solo, devido ao intenso cultivo de monoculturas e o uso contínuo de agrotóxicos e fertilizantes, fatores estes responsáveis pela perda de nutrientes, acidificação e salinização do solo;


Contaminação do Solo: descarga de elementos químicos no solo, considerados altamente tóxicos e poluentes, contaminando assim o solo e os lençóis freáticos;


A contaminação, ou poluição do solo, pode ser no meio "rural" ou "urbano". A contaminação do solo nas áreas rurais, dá-se pelo uso indevido dos "agrotóxicos" e "fertilizantes".



Os agrotóxicos, ou "pesticidas", são substâncias que os agricultuores utilizam para destruir as pragas que prejudicam a produção da lavoura. Os principais pesticidas são: os Inseticidas (usados no combate aos insetos), os Herbicidas (usados no combate á ervas daninhas), os Fungicidas (usados no combate á fungos parasitas), e os Neumatócidos (usados no controle de nematócidos parasitas). Os fertilizantes são substâncias que ajudam as plantas crescerem mais resistentes e aumentam a produção final da lavoura.


Porém o emprego excessivo de fertilizantes, gera um desequilíbrio ecológico. Os principais fertilizantes são os fosfatos e os nitratos, que vão se acumulando no solo e contaminando-o cada vez mais, pois os agentes decompositores do solo não conseguem reciclá-los na mesma proporção em que são adicionados ao solo, provocando assim o seu empobrecimento. Além de seu empobrecimento, a contaminação do solo traz danos a saúde do homem, pois o consumo de alimentos cultivados em solos contaminados, leva a ingestão indireta dos agentes poluentes.

  
Muitas fórmulas de pesticidas e herbicidas podem ser cancerígenas, como do DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) e o BHT (di-terc-butil metil fenol), usados em pesticidas. O Aumento da população humana no planeta, coloca em discussão um grando problema á enfrentar no futuro: a "Alimentação". Mais de 6 bilhões de pessoas no mundo poderá contar com cerca de apenas 38% da área terrestre, para o cultivo de suas colheitas e criação de gado, já que 40% da terras aráveis do planeta sofreram danos permanentes.

Fonte: FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação)


A contaminação do solo nas áreas urbanas se dá por meio dos "aterros", ou seja, os "lixões". Os aterros são buracos cavados (forrados com plástico ou argila), onde o lixo recolhido na cidade é depositado. A decomposição da matéria existente no lixo, gera um líquido altamente poluente, denominado de "Chorume", que, mesmo com a proteção do plástico e da argila, acaba se diluindo no solo, contaminando-o.


O chorume, por ser um líquido, infiltra nos poros do solo, contaminando os lençóis freáticos das cidades, sendo a consequência principal da contaminação do solo nos centro urbanos. Muitas substâncias químicas componentes do chorume podem ser cancerígenas, tais como o chumbo de um eletrodoméstico, o lítio de uma bateria do celular, a benzina dos detergentes industriais, o plástico do petróleo, a lista é extensa. Além da contaminação do solo pelo chorume, outra consequência da sua poluição através dos aterros é a migração de gases nocivos conduzindo ao aumento da temperatura dos solos. Mas como combater á destruição do solo e promover a sua conservação? Algumas medidas poderiam ser tomadas pelo homem para a preservação dos solos. No caso da erosão, é necessário a preservação das matas nativas, o tratamento dos solos já fragiliados e seu reflorestamento. No caso do empobrecimento do solo, é necessário práticas de cultivo orgânico (sem agrotóxicos ou fertiliantes industriais), fazer o rodízio dos campos nas lavouras, extração seletiva de madeira(permitindo que a mata se recupere naturalmente). No caso da poluição do solo, é necessário tratar os lixos e resíduos domésticos e industriais, realizar a coleta seletiva do lixo para realização de reciclagem, utilizar sempre que possível materiais reciclados e preferir produtos ecológicos.



"O combate á destruição dos solos e sua preservação depende de você e de toda a sociedade!"

FAÇA SUA PARTE! COLABORE COM O PLANETA! POIS ELE PRECISA DE VOCÊ!

<<<<<<<<<<<<VIBRAÇÕES POSITIVAS>>>>>>>>>>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES