Pesquisar este blog

05 de Setembro - DIA DA AMAZÔNIA



No Ano Internacional das Florestas, não podíamos deixar de citar a maior floresta tropical do mundo: a Amazônia. Com 5.500.000 de Km², a Amazônia é considerada por muitos como o "Pulmão do Mundo". A Floresta Amazônica cobre a maior parte da Bacia Amazônica, a qual abrange 9 países da América do Sul, sendo o Brasil o seu maior favorecido, com uma cobertura de mais de 60% (presente nos estados do Acre, do Pará, de Rondônia, de Roraima, do Amapá, de Mato Grosso, do Tocantins, do Maranhão, além do Amazonas).


O Peru vem em segundo, com 13% da cobertura florestal, seguidos de pequenas extensões na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa respectivamente. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes do planeta, e um dos seis maiores biomas brasileiros.


O nome "Amazônia" foi utilizado pela primeira vez em 1899 pelo Barão de Santa Anna Néri em seu livro intitulado "O País das Amazonas". Segundo documentos antigos, o conquistador espanhol Francisco de Orellana desceu a Cordilheira dos Andes em 1541 e decidiu continuar sua expedição, rumo á Bacia Amazônica á procura de ouro. Ao seguir o curso do rio Amazonas (até então desconhecido), a expedição de Francisco de Orellana deparou-se com as índias "icamiabas". Considerados invasores, os espanhois foram atacados ferozmente pelas índias icamiabas, vindo a escapar pelo Oceano Atlântico, fato este narrado pelo rei Carlos V de Habsburgo o qual batizou o rio com o nome de "Amazonas", fazendo assim uma analogia entre as índias icamiabas e as mulheres guerreiras da Mitologia Grega.


O clima na Floresta Amazônica é Equatorial (quente e úmido), devido á proximidade da Linha do Equador, com temperaturas entre 26ºC e 28ºC, variando pouco durante o ano. As chuvas são abundantes, com médias de precipitações anuais variando entre 1500 mm e 1700 mm, podendo ultrapassar, ás vezes, 3000 mm no foz do rio Amazonas.


O aproveitamento do solo Amazônico é ótimo, graças á formação de uma camada de decomposição de folhas, galhos e animais mortos, rapidamente convertidos em nutrientes pelos fungos "sapófiticos" alí encontrados.


Um em cada dez espécies vivas conhecidas no mundo vive na Amazônia, constituindo assim a maior coleção de plantas e espécies animais do mundo. A Amazônia é o lar de 40.000 espécies de plantas, 3.000 espécies de peixes, 1.294 espécies de aves, 427 espécies de mamíferos, 428 espécies de anfíbios, 378 espécies de répteis, além de 2,5 milhões de espécies de insetos (estas são apenas as espécies catalogadas!). Os cientistas descreveram entre 96.000 a 128.843 espécies de invertebrados só no Brasil! Dentre as espécies de Animais destaca-se: a Onça-Pintada, a Sucuri, o Jacaré-açu, a Piranha, a Arara-azul e outros. (Acesse a página Mural Verde, e veja algumas espécies da Amazônia).

 

A diversidade de espécies de plantas é a mais alta da Terra na Amazônia, sendo que alguns cientistas estimam que em 1 km² amazônico pode conter cerca de mais de 1000 tipos de árvores e milhares de espécies de plantas superiores, contabilizando um total de 90.790 toneladas métricas de plantas.


Amazônia é divida em três tipos de florestas, as Florestas de Terra Firme, localizada nos planaltos de pouco elevação e um solo com pouco nutrientes.


A Floresta Montanhosa Andina, localizada na Cordilheira dos Andes, com solo não muito diferente da Floresta de Terra Firme.



E, por último, podemos citar as Florestas Fluviais Alagadas, localizadas em terrenos baixos e sujeitos á inundações periódicas por águas brancas ou turvas (ricas em matéria orgânica, também chamadas de "Florestas de Várzea").


Também existe a Floresta Fluvial alagada de águas escuras (proveniente de de terras arenosas e pobres em minerais, chamadas de "Floresta de Igapó").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES