Pesquisar este blog

11 de Setembro - DIA DO CERRADO


Fonte:vsites.unb.br

Quem já viajou pelo interior do Brasil, mais precisamente, em Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Mato-Grosso ou Mato-Grosso do Sul, certamente, observou uma paisagem com extensos chapadões, cobertos por uma vegetação de pequenas árvores retorcidas, dispersas em meio á um tapete de gramíneas. O cenário descrito acima se refere ao ecossistema denominado Cerrado. Considerado o segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado estende-se em uma área de 2.045.064 km²,  sendo qualificado como a segunda maior maior savana mais rica do mundo em biodiversidade, perdendo apenas para a savana africana.
fonte:sabordocerrado.com.br

O clima predominante na região do Cerrado é o Tropical Sazonal (quente e baixa umidade), e sua temperatura média anual é de 25ºC, podendo chegar á valores de até 40ºC na primavera. Sua precipitação média anual varia entre 1200 mm á 1800 mm, porém, no período de maio á setembro, os índices pluviométricos mensais reduzem-se bastante, podendo chegar á zero.


O solo do Cerrado é deficiente em nutrientes e, com alta concentração de alumina (mineral da bauxita), que, proporciona á mata, uma aparência seca de savana tropical. Com uma flora abundantemente diversificada, o Cerrado possui a segunda maior cobertura vegetal do Brasil, abragendo uma área de 20% do território nacional. A vegetação do Cerrado apresenta diversas paisagens diferenciadas, como por exemplo: os "Brejos", os "Campos Alagados", os "Campos Altos", todavia, as paisagens predominantes são o "Cerrado" típico, o "Cerradão" e as "Veredas".

Veredas do CerradoFonte:flickr.com

     Dentre as espécies da flora do Cerrado, destacam-se o "Buriti", a "Guariroba", o "Araticum-do-cerrado", o "Pequi", a "Mama-cadela", a "Aroeira-branca", além de uma grande variedade de "Gramíneas" e "Orquidáceas".

fonte picasaweb.google.com
Pequi do cerrado (para ver mais ítens acesse a página do Mural Verde!)

Até o momento, foram catalogadas no Cerrado, cerca de 1500 espécies de animais vertebrados (mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios) e invertebrados (insetos e moluscos). Apenas no Distrito Federal, estima-se que existam 90 espécies de cupins, 1000 espécies de borboletas, 500 espécies de abelhas e vespas. O Cerrado passou por grandes modificações , alterando o habitat de diversos animais e, consequentemente, apresentando espécies ameaçadas de extinção, como é o caso do "Tamanduá-bandeira", do "Lobo-guará", da "Onça-pintada" e do "Veado-mateiro".

Fonte animais.culturamix.com
Tamanduá-bandeira

Devido á ação do homem, seja pela instalação de cidades e rodovias, seja pelo crescimento das monoculturas como a soja (não se esqueça que o Brasil é o segundo maior produtor do mundo!), o arroz, a pecúaria intensiva, a carvoaria, seja pelo "desmatamento" causado pela atividade madeireira ou pelas queimadas procedentes das altas temperaturas (radiação solar intensa) e baixa umidade, muitas espécies desconhecidas podem ser destruídas antes mesmo de serem catalogadas.

fonte:conservation.org.br

Segundo especialistas, o Cerrado já perdeu 45% da sua mata original (quase metade do total!), espera-se que, com a ajuda da mídia e dos meio de comunicação, podemos alcançar o público para conscientização deste desastre ambiental que vem ocorrendo em nosso país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES