Pesquisar este blog

PARQUE NACIONAL HUERQUEHUE: O Lugar dos Mensageiros

Fonte: Ricardo Inez Filho
Localizado na pré-cordilheira andina, o Parque Nacional Huerquehue, abriga uma das reservas florestais mais antigas do Chile. Segundo historiadores, em 1912 foi criado a Reserva Nacional Villarrica. Posteriormente em 1925 a parte norte da reserva deu origem ao primeiro parque nacional do Chile, intitulado: “National Park Turismo Mackenna”. Já 1967 o parque foi reestruturado e reinaugurado com o nome atual de "Parque Nacional Huerquehue", com extensão de 12.500 hectares.

Fonte: www.florachilena.cl/

Visitamos o parque chileno, situado á cerca de 37 km á leste da cidade turística de Pucón, na região da “Araucânia”. O parque é uma opção prazerosa para os amantes do eco-trekking, visto que, possui uma boa infra-estrutura com trilhas muito bem demarcadas e sinalizadas em trechos com bifurcação.

Fonte: rochangelo.blogspot.com

Na entrada do parque, existe um posto florestal (caseta de informacion Tinquilco), onde é feito o controle de acesso, a cobrança dos tickets individuais e o fornecimento das informações pertinentes as trilhas. Fomos recebidos pelos guardas florestais, que nos forneceram um mapa com as informações acerca das trilhas, tempo estimado de percurso, nível de dificuldade das mesmas e limitações do parque.

Fonte: Ricardo Inez Filho

Percorremos a trilha “Los Lagos”, com aproximadamente 8 km de extensão e 6 horas de caminhada. O primeiro contato que tivemos foi com o “Lago Tinquilco”, que se localiza junto á entrada do primeiro posto florestal.

Logo após o lago Tinquilco, a floresta parece verticalizar-se e o jeito é improvisar um bastão para equilibrar-se.
Alguns trechos possuem infra-estrutura satisfatória para o acesso ao parque, dispensando algumas vezes, o uso dos bastões.

Fonte: Ricardo Inez Filho
Logo após ultrapassarmos o segundo posto florestal (caseta de informacion Nido de Aguila), visitamos a cascata “Nido de Aguila”.

Cascata "Nido de Aguila"
A Floresta possui variada flora, composta de araucárias, huallas, lingual e tepa.
Fonte: Ricardo Inez Filho
Alguns metros após o primeiro mirante (Mirador N°1), atingimos o segundo mirante (Mirador N°2), com 1094 mts de altitude.
No segundo mirante podemos apreciar a vista "quase" aérea do lago Tinquilco.
Lago Tinquilco
Devido á facilidade de acesso, não se faz necessário a presença de um guia, apenas é preciso tomar precaução em alguns trechos onde há neve.
Fonte: Ricardo Inez Filho
Apesar da neve atrapalhar um pouco o trekking, as trilhas são muito bem sinalizadas.
O primeiro lago que visitamos foi o Lago Chico, há 1320 metros acima do nível do mar.
Lago Chico
suas águas são frias, calmas e cristalina.
Fonte: Ricardo Inez Filho
Fizemos uma parada no Lago Chico a fim de um lanche, entretanto "não deixamos vestígios de nossa passagem: levamos nosso lixo conosco!". Após o lanche, seguimos a trilha rumo ao Lago Toro.

Chegamos ao Lago Toro e a paisagem é bem similar ás florestas canadenses.

Lago Toro
Seguimos o percurso a caminho do Lago Verde, e nos deparamos com imensas Araucárias, principal símbolo do parque.
Fonte: Ricardo Inez Filho
Chegando ao Lago Verde já pudemos avistá-lo de cima. Sua superfície estava coberta com uma fina camada de gelo.
Lago Verde

O Lago Verde é realmente incrível e possui uma beleza singular dentre os biomas do mundo.

Fonte: Ricardo Inez Filho
Com um cenário carinhosamente pincelado por rios caudalosos, lagos andinos cristalinos, picos panorâmicos e uma exuberante mata nativa, o Parque Nacional Huerquehue, consolidou-se entre os mais populares da região. Logo, o parque possui um fluxo constante durante o ano todo, proporcionando assim, uma ótima opção de eco-trekking tendo uma belíssima paisagem natural como plano de fundo. Nossa visita ao Parque Nacional Herquehue foi uma experiência fantástica, da qual esperamos refazê-la algum dia.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Das 09h da manhã até ás 23h da noite(Ingressos no primeiro posto florestal - caseta de información Tinquilco)
Maiores Informações nos sites:

1. Ficou ótimo o blog Ricardo! Parabéns! Adorei as fotos, lugares lindos!