Pesquisar este blog

SAÚDE E AMBIENTE



AMIANTO: Um Inimigo no Telhado!
Também conhecido como “Asbesto”, o “Amianto” é extraído de um mineral chamado de “crisótilo”, composto de um material com grande flexibilidade e resistência química, térmica e elétrica. O amianto é resistente ao calor até 1000°C e contra ácidos moderados, além de ter resistência á tração ainda maior que fios de aço com igual perfil. Seu material é constituído por fibras extremamente finas e longas, facilmente separáveis umas das outras, com tendência a produção de um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem a tudo.

Fonte:www.diariodasaude.com.br

As fibras podem ser inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde.

Fonte: www.idadecerta.com.br
Utilizadas desde á antiguidade, as fibras de amianto há muito são aproveitadas para variados propósitos. Há registros de tecidos mortuários feitos de amianto no Egito antigo, assim como relatos de que Carlos Magno havia jogado sua toalha de mesa, feita de amianto, no fogo para limpá-la.
Fonte: www.mom.arq.ufmg.br

Utilizado em mais de 3000 produtos da industria contemporânea, o amianto possui inúmeras aplicações, dentre elas: 
Telhas de fibrocimento (cerca de 85% do consumo mundial;
Vestimento de proteção á prova de fogo;
Revestimentos de cobertura de prédio;
Isolamentos térmicos e acústicos.
Contudo, sua maior aplicação é em telhas para telhados das casas, as famosas “brasilites”, que correspondem cerca de 85% da produção mundial devido ao seu baixo custo. Por isso, a população de baixa renda é a que mais a utiliza.
Fonte:videmula.com.br
O amianto é produzido principalmente pelos países emergentes, como a China, a India, a Rúsiia e o Brasil respectivamente.
Fonte:www1.folha.uol.com.br
Contudo, o amianto crisotila já é proibido em algumas regiões do planeta, porem ainda é amplamente comercializado em vários países. Em 1918 uma companhia de seguros dos EUA efetuou um estudo que demonstrava a ocorrência de mortes prematuras na industria do amianto e em 1926 a comissão de acidentes industriais de Massachusetts concedeu pela primeira vez  a um trabalhador doente pela industria, o direito a compensação por “asbestose”, doença causada pela inalação do pó do amianto.
Fonte:anatpat.unicamp.br
Os problemas com o amianto surgem quando as fibras se dispersam no ar e são inaladas. Devido ao tamanho das fibras, os pulmões não conseguem expeli-las.
Fonte:anatpat.unicamp.br
Dentre as principais doenças causadas pelo asbesto estão: 
ASBESTOSE= consiste em lesões no tecido pulmonar causadas por um ácido produzido pelo organismo na tentativa de dissolver as fibras. As lesões podem tornar-se extensas ao ponto de não permitirem o funcionamento dos pulmões. A Asbestose leva de 10 a 20 anos para se manifestar.
MESOTELIOMA= um tipo de “Câncer” do revestimento pleural, sendo o amianto a única causa conhecida. Seu período de latência 15 a 30 anos, e a maior parte dos doentes morrem em menos de 12 meses após o diagnóstico. O asbesto também está associado a outros tipos de câncer como o câncer de pulmão, da laringe, do rim e do tracto intestinal.
Fonte:www.portalsaofrancisco.com.br

No Brasil, alguns estados como o RS, PE, RJ e SP proibiram a industrialização e comercialização de todos os tipos de amianto, inclusive a crisótila. Por outro lado, a Le Federal n°9055, de 1 de junho de 1995 dispõe sobre a mineração, industrialização, transporte e comercialização e dos produtos que o contém.
Fonte:www.leianoticias.com.br
Há um projeto em andamento para o banimento do amianto em todo o país. O relatório sugere a desativação da única mina de amianto em operação no Brasil, localizada em Minaçu-GO.
Fonte:www.jornalopcao.com.br
Como conseqüência da proibição do amianto, a industria de infra-estrutura teriam que recorrer a outros materiais menos tóxicos. Uma das alternativas seria uma mistura de fibras sintéticas como PVA ou PP, que poderia substituir o amianto. Contudo, seu custo é 50% maior, o que tem sido responsável pela baixa aceitação do produto.

Fonte:  www.bluue.com.br

POSTAGENS POPULARES